Collocations são palavras que sempre aparecem juntas e não há como explicar o porque desta junção - "do my bed" ou "make my bed"? O correto é "make my bed". Agora como explicar? Elas simplesmente precisam desta "combinação" e muitas vezes não é possível associar tal junção em outras formações. Quando você conhece a combinação correta seu inglês soa mais natural - se você usa a combinação errada, isso parece estranho para um nativo.
Estas combinações acontecem em qualquer língua. A língua portuguesa não é diferente e vamos encontrar vários exemplos:
Esta cerveja esta estupidamente gelada.
A palara "estúpidamente" tem o significado de "muito" e para qualquer estrangeiro soaria estranho, mas para nós, nativos, ela combina perfeitamnete com a palavra "gelado(a)".
Agora, vamos pensar assim: se estupidamente, neste exmplo, siginifa "muito" então eu posso falar assim:
Este carro é estupidamente lindo.
Neste caso nós entenderíamos, mas seria estranho. Daí a importância de conhecermos a combinação correta.
O problema é que muitas vezes somos influenciados pela lingua materna e fazemos combinações baseados naquilo que já conhecemos e isso nos leva a deduções ou combinações estranhas ou até mesmo erradas .
Por exemplo:
Maria casou-se com João.
Quando passamos a frase para o inglês, geralmente aparece assim:
Mary got married with John.
Influenciados pelo português e desconhecendo a preposição que combina com o verbo "get married" muitas vezes cometemos este erro.
Sabemos que o verbo "get married" combina com a preposição "to" e o correto seria:
Mary got married to John.
outro exemplo que induzem a erro:
amigo intimo = close friend
Então quando digo que alguém é apenas um conhecido eu digo "far friend"?
Infelizmente não. As vezes isso acontece porque deduzimos assim: "close" quer dizer "perto" e "far" quer dizer "longe". Então é só inverter, mas não é bem assim que a coisa funciona. Para descrever um conhecido usamos "acquaintance". Precisamos entender que "collocations" simplesmente existem da forma que são e não há nenhuma explicação para essa junção e nunca podemos usá-las como referência pra outras. O que devemos fazer é observar em conversas e leituras como as palavras se juntam e passar a usá-las da mesma forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário