sábado, 9 de junho de 2012

ELDER X OLDER



As dúvidas de alunos em sala de aula sempre me fazem refletir sobre o porquê deles e de onde pode ter partido tal questionamento.  Muitas vezes preciso buscar explicação na literatura para poder estabelecer um elo entre o que gerou a dúvida e o que posso fazer para saná-la.

Outro dia a dúvida era a seguinte:  Qual a diferença entre ELDER e OLDER?

Primeiramente vale ressaltar que existe um fenômeno linguístico denominado “umlaut” (do alemão “um”= por volta de/de outro jeito e “Laut” = som) que de acordo com a linguística explica a mutação do “o” de “older” para o “e” de “Elder”, mas esse é um tópico extenso que numa situação específica tratarei com mais ênfase.

Na verdade as palavras OLDER e ELDER vem da mesma raiz.

=>     “ELDER” só é usado para pessoas, enquanto “OLDER” pode ser usado para qualquer coisa (pessoas, animais, coisas);

"elder/eldest" são usados para enfatizar um nível de superioridade . Daí serem muito utilizados para se referir a membros da mesma família, grupo ou comunidade:

- She is the eldest person in this family.
- Mike is the eldest of the four siblings.
- My elder sister lives in Japan.
- He is the eldest man here so he is our pastor in the church.
- My eldest daughter is a doctor.
- The eldest of my three uncles.

 "older/oldest" são usados num sentido mais geral, como  por exemplo:

-  He is the oldest man alive.

Então se você quiser falar sobre idade, você poderia tanto usar “ELDER” quanto usar “OLDER” porém  a melhor opção é usar “OLDER” porque “ELDER” sugere um certo grau de superioridade. Se tudo que você quer dizer é simplesmente falar de idade, use “OLDER”.

Na verdade   "older/oldest"  é uma forma mais moderna de "elder/eldest". Quando em uma língua existem duas formas de se dizer algo uma delas geralmente tende a ser usada em situações específicas enquanto a outra tem o uso mais comum.

Resumindo então:

“Older” é mais comumente usado para descrever ou comparar a idade de pessoas, animais e coisas enquanto “elder”  é usado para descrever ou comparar somente pessoas, especialmente se elas forem da mesma família. È também usado como adjetivo para enfatizar o grau de uma pessoa influente numa família ou organização (tribo, igreja ou comunidade). Por exemplo: an elder woman in the church, an elder state man, etc.

Você não deve usar “ELDER Than”:

My brother is older than my sister. Never say My brother is elder than my sister!!!

4 comentários: