quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Como ler um texto em inglês?




É engraçado pensar que não é possível fazer a leitura de um texto em inglês sem nunca ter frenquentado aulas de idioma. No entanto isto não é impossível. Obviamente, quem já teve contato com as estruturas básicas terá mais facilidade.


Eu tenho vários alunos que se prepraram para os diferentes testes que algumas instituições de ensino superior aplicam para avaliar a capacidade de interpretar textos e pubicações em inglês e posso garantir que apesar de muitos deles nunca terem participado efetivamente de um curso de idiomas eles se saem muito bem no objetivo proposto que é o de compreender e absorver as idéias principais.

Mas como isso acontece?

É obvio que esta não é uma tarefa fácil nem para o professor nem para o aluno. Tudo depende da dedicação e motivação com que o aluno encara este desafio e do uso de material de apoio adequado.

Uma vez que ele não precisa conhecer profundamente a origem de nenhum tipo de formação gramatical - ele só precisa saber que elas existem e para que servem - é possível estabelecer relações para poder se situar na leitura.

Por exemplo: Os tempos verbais são simplismente divididos em três - passado, presente e futuro. Logicamente todos nós sabemos que dentro de cada um deles existe uma gama de variações, mas isso não conta muito no caso do estudo do inglês instrumental, pois o aluno precisa saber que os tempos existem e a função de cada um, no entanto não precisa se aprofundar em sua formação, caracteristicas e etc. O simples conhecimeto da existência deles já permite a compreensão.

O ponto crucial neste tipo de aprendizagem esta ligado a memorização de vocabulário. Isto sim é fator importante para o entendimento de um texto. E como fazê-lo? Simplesmente lendo, lendo e lendo!!! Quanto mais você lê, mais você absorve e mais você é capaz de memorizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário