quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicas para uma boa interpretação de texto em Inglês




A língua inglesa, como qualquer idioma, possui um vasto vocabulário, mas não é necessário conhecer todas as palavras para ler ou falar determinado idioma. Muitas vezes a simples observação de estruturas pode ajudar na compreensão. Vale ressaltar que o conhecimento isolado das palavras não lhe garante 100% de entendimento uma vez que toda língua possui o que chamamos de IDIOMS - um conjunto de palavras que se caracteriza por não ser possível identificar seu significado mediante o sentido literal dos termos analisados individualmente.


A Análise do título, subtítulo, imagens, gráficos, números e mais uma infinidade de informações pode ajudar você a entender e interpretar com mais facilidade determinado tópico.
Existem três níveis de compreensão:

Compreensão Geral: É uma leitura mais rápida onde se coleta os pontos de maior relevância dentro do texto. Neste nível não é necessário se preocupar com estruturas mais sofisticadas ou aprofundamento de um ponto específico, uma vez que aqui o leitor terá uma idéia geral do assunto tratado.

Este tipo de leitura também é conhecido como SKIMMING.

Compreensão de pontos Principais: Neste Nível   de compreensão é necessário focar os pontos específicos, observando cada parágrafo com maior atenção para buscar as informações necessárias, identificando os dados específicos que realmente interessam.


Esta técnica também é conhecida como  SCANNING

Compreensão detalhada: Como o próprio nome sugere esta leitura é mais detalhada que todas as anteriores e demanda compreensão de partes bem mais específicas.


Nesta  leitura, mais cuidadosa, consideramos vários fatores: cognatos e falsos cognatos (false friends), o uso de prefixos e sufixos, derivação e etc. Não se prenda à tradução de palavra por palavra, pois o mais importante é a compreensão e não a tradução em si. A inferência, que na sua simples concepção seria deduzir com base nas informações interpretadas, pode ajudar na compreensão dos detalhes.

Outro ponto que também ajuda, principalmente para aqueles alunos que estão se preparando para testes de proficiência em leitura, é conhecer antecipadamente as perguntas referente ao texto a ser lido. Estas perguntas, principalmente quando são feitas em português, ajudam a ter uma ideia geral do que precisa ser focado durante sua leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário